Artigo Técnico – CHA

As nossas vitórias e derrotas conquistadas no passado, no presente e que irão acontecer no futuro estão relacionadas diretamente com o CHA.

Todo ser humano, deve procurar as vitórias dentro de um padrão ético, de maneira que as vitórias conseguidas não tenham prejudicado ao próximo, e sabendo usar o CHA as vitórias tardam, mas não falham.

O comentário acima,  feito a um conhecido,  o deixou entusiasmado com o poder do CHA,  e quis saber qual a receita,   pois com os vários tipos de CHA que já usou na vida, algumas das suas vitórias foram satisfatória; mas as derrotas tiveram um preço muito alto.

Fiquei feliz pela curiosidade deste meu amigo e com grande prazer passei a ele a receita milagrosa do CHA.

Os nossos resultados positivos ou negativos correspondem a somatória do C + H + A e as consoantes significam:  C – conhecimento, H – Habilidade e a vogal A – atitude.  

Esta é a receita a ser utilizada e assim fica o resultado – CHA.

Interpretando os gestos corporais do meu amigo, percebi que não tinha assimilado a fórmula e para que não ficasse nenhuma dúvida detalhei as abrangências do CHA, onde:

Conhecimento:  é a capacidade de entender, obter informações de fontes confiáveis, analisar as consequências das decisões, com um conhecimento obtido sem base sólida o resultado é a derrota.

Habilidade: é saber escolher o melhor conhecimento e ter a capacidade da execução da atividade escolhida. Exemplificando, podemos ter o conhecimento do protocolo para aplicação da vacina COVID, mas não temos a capacidade para aplicarmos a vacina.

Atitude: é ter disciplina, vontade e coragem de executar um plano de ação com base no conhecimento adquirido e na habilidade em ter capacidade.

Portanto para obter vitórias e eliminar ou diminuir as derrotas, incorpore no seu cardápio diário o CHA.


Francisco de Assis Garcia

Engenheiro de Produção Mecânica, Engenheiro de Segurança do Trabalho, sócio da AERC, ex-inspetor do CREA – Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia.

e-mail: garciafranciscodeassis@gmail.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *