ARTIGO TÉCNICO

CHOCANTE

 

Este artigo técnico foi elaborado devido ao grande número de acidentes, com vítimas fatais, leve ou prejuízo material.

Temos atualmente inúmeros casos de acidentes, tais como incêndios provocados por curto-circuito, instalações inadequadas, instalações provisórias (canteiro de obras), incêndios, tudo isso gerado por falta de um profissional responsável pelos projetos e execuções das instalações.

Muitos desses acidentes ocorre motivado pela famosa “economia porca”, onde o proprietário acredita estar economizando, sendo que no final da obra ele teve um gasto muito maior, supondo que a contratação de um profissional HABILITADO, CAPACITADO E REGISTRADO EM SEU CONSELHO DE CLASSE E QUE REGISTRE SUA RESPONSABILIDADE PERANTE À ENTIDADE E O CONTRATANTE, geraria um custo maior.

Essa pratica de economia coloca em risco a vida de pessoas e perda material, podendo ser evitada com um profissional que segue as normas vigentes, referentes ao tipo de instalação que está sendo efetuada, ou seja, seguindo às NBR (normas brasileiras regulamentadoras).

A importância deste profissional abrange desde uma cerca elétrica, instalações elétricas em geral, sistema de proteção atmosférica (Para-raios), sistemas de geração de energia fotovoltaica (Energia Solar), sendo essa última citada, causadora de muitos acidentes de queda de telhados e incêndio, devido às instalações mal projetadas ou as chamadas “gambiarras”.

Concluindo, para evitarmos acidentes de qualquer monta, procure um profissional habilitado e realize sua instalação elétrica com segurança para você e para a sociedade em geral, com menor custo final, utilizando materiais de boa qualidade e responsabilidade.

“Contrate um Profissional registrado no CREA e exija sua ART”.

 

Nilton Moura Freitas de Souza

Eng. Eletricista / Eng. Segurança do Trabalho

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *