Portal CREA-SP – Notícias – Câmaras Especializadas realizam as últimas reuniões de 2020

Propostas para novos Planos de Trabalho já foram lançadas



No dia 22 de dezembro (terça-feira) as oito Câmaras Especializadas do Crea-SP realizaram reuniões extraordinárias para a conclusão de suas atividades em 2020, tratando de temas técnicos, propostas de planos de trabalho para 2021 e outros assuntos específicos de cada Câmara.


Na reunião da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) (foto acima), sob a coordenação do Eng. Seg. Trab. e Eng. Eletric. Rui Adriano Alves, os conselheiros discutiram propostas para o Plano de Trabalho 2021, que inclui o estabelecimento de um plano de fiscalização alinhado com a Decisão Normativa nº 111/2019 do Confea. “Definimos também que será necessário atualizar o conteúdo das Perguntas Frequentes no site do Crea-SP referente à Engenharia Elétrica e ainda definir as responsabilidades dos engenheiros ligados à nossa Câmara perante projetos do Corpo de Bombeiros” – disse o coordenador.

Além disso, por conta do recente “apagão” registrado no Amapá, o engenheiro Rui explicou que será encaminhada à Superintendência de Fiscalização (SUPFIS), no início de 2021, uma proposta de fiscalização nas distribuidoras de energia elétrica. No final da reunião, foi feita uma saudação aos conselheiros que deixarão a Câmara no próximo ano.



O Eng. Seg. Trab e Eng. Quim. Francisco Innocencio Pereira, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química (CEEQ) (foto acima), lembrou durante a reunião do órgão que um dos temas mais importantes do ano foi a consulta sobre a habilitação de profissionais responsáveis em empresas de alimentação, especificamente no caso de iogurtes e queijos. “Deixamos claro que o responsável deve ser o Engenheiro de Alimentos” – frisou Francisco.


O coordenador também apresentou uma palestra sobre o caminho da indústria 4.0 no Brasil. “Estamos vivenciando a necessidade cada vez maior de novos conhecimentos e temas mais gerais. Precisamos atualizar aquela ideia de que antes estudávamos uma profissão para uma vida toda e hoje precisamos estudar uma vida toda para ter uma profissão”, finalizou.


Segundo a Engª Agrª e Engª Seg. Trab. Maria Amalia Brunini, coordenadora da Câmara Especializada em Engenharia de Segurança de Trabalho (CEEST) (foto abaixo), os conselheiros aprovaram na reunião extraordinária aprovaram o relatório de atividades de 2020 e a súmula da reunião realizada em novembro.



Com a participação de todos os conselheiros, a reunião extraordinária da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura teve como destaque a aprovação do Plano de Fiscalização de 2021. O coordenador, Geog. Marcos Aurélio Araújo Gomes, lembrou que também ficou para janeiro de 2021 a retomada da edição final da minuta do Termo de Convênio com a superintendência paulista do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-SP), temporariamente interrompida por motivos alheios ao Crea-SP.



Na extraordinária da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) (foto acima), o coordenador em exercício ad hoc, Eng. Civ. Antonio Carlos Silveira Coelho, também apresentou o relatório de atividades de 2020 e encerrou 14 processos, sendo cinco de vistas e nove de urgência. “Findamos, com esses julgamentos, o excelente trabalho realizado pelo professor Liboni”, comentou o engenheiro Coelho.



Na extraordinária da Câmara Especializada de Agronomia (CEA) (foto acima), o coordenador Eng. Agr. Valério Tadeu Laurindo destacou a publicação no Instagram e Facebook do Conselho que aborda a atribuição dos engenheiros agrônomos quanto à arborização urbana, lembrando que o posicionamento da CEA também contempla esta atividade aos engenheiros florestais.



Na reunião da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) (foto acima) o destaque foi para a aprovação do Manual de Fiscalização 2020, que tem como propósito facilitar o trabalho do fiscal em campo. “O manual, moderno, tem uma estrutura de aplicação com mais de 40 itens específicos, como, por exemplo, onde fiscalizar, como fiscalizar e legislação aplicável”, completou o Eng. Prod. Metal. e Eng. Seg. Trab. Sérgio Ricardo Lourenço, coordenador da CEEMM.



A reunião extraordinária da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas (CAGE) foi conduzida ad hoc pelo Eng. de Minas e Eng. de Seg. do Trab. Ricardo Cabral de Azevedo, que destacou a pauta zerada, sem processos pendentes, graças à força tarefa criada no final do ano pela coordenação. “Foi uma honra participar pela primeira vez como coordenador da CAGE”, completou o conselheiro.


 


Produzido por CDI Comunicação

Supervisão: Departamento de Comunicação do Crea-SP / SUPGES
    


 


Fonte

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *