Portal CREA-SP – Notícias – Candidatura do Crea-SP ao Conselho Deliberativo da ABNT aprovada no Colégio de Presidentes

Indicações de profissionais pelo Conselho paulista foram aceitas por unanimidade



Uma das principais razões da participação dos Creas nas reuniões anuais do Colégio de Presidentes (CP) é sempre a de levar para análise e aprovação das lideranças do Sistema Confea/Crea proposições que resultem em benefício para as empresas e profissionais registrados e para a valorização das profissões das Engenharia, Agronomia e Geociências.


Essa preocupação foi plenamente atendida pelo Conselho paulista durante a reunião do CP realizada em Brasília na última semana, quando o presidente Eng. Vinicius Marchese Marinelli propôs a candidatura de duas experientes conselheiras para representar a Autarquia no Conselho Deliberativo da ABNT – Associação Nacional de Normas Técnicas, tendo como resultado a aclamação unânime dos nomes da ex-vice-presidente do Crea-SP, Engª Lenita Secco Brandão, e da diretora de Eventos do Ibape-SP – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, Engª Fabiana Albano.


Segundo o presidente do Crea-SP, “a indicação da nossa representação visa a uma aproximação cada vez maior com a renomada ABNT, para proporcionar às empresas e profissionais registrados benefícios que levem ao aprimoramento de suas atividades, tanto do ponto de vista técnico como ético, uma vez que a Associação prima por esses valores, com os quais comungamos no nosso Conselho”.


A eleição para o Conselho Deliberativo da ABNT envolve todos os associados, destacando as maiores Federações e Associações – e até mesmo os sócios individuais.  É realizada de forma eletrônica, para garantir que todos possam votar.  Os eleitos tomam posse na Assembleia Geral, onde todo ano é renovado 1/3 dos membros (como na Renovação do Terço do Crea-SP, o que possibilita a reeleição de alguns membros, não provocando a descontinuidade.



A ABNT


A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.


Desde 1950, a ABNT atua também na Avaliação da Conformidade e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental. Esta atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.


Trabalhando em sintonia com governos e com a sociedade, a ABNT contribui para a implementação de políticas públicas, promove o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os cidadãos.



AS REPRESENTANTES DO CREA-SP


A ex-vice-presidente do Crea-SP, Engª Civil Lenita Secco Brandão, formou-se em 2000 pela Universidade Pontifícia Católica de Campinas. Trabalha na área da Engenharia há 30 anos. Desde 2004 vem se especializando na área de Acessibilidade. Conselheira e diretora financeira do Crea-SP em 2019, atuou na vice-presidência do Conselho no ano de 2020. Foi indicada pelo Confea como Especialista na Comissão Temática de Acessibilidade e Equipamentos no ano de 2017. É integrante do Grupo de Trabalho da Consulta Nacional do Projeto de Emenda da ABNT 9050 e da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade das cidades de Americana e São Paulo. Profissional Autônoma, trabalhando com Consultoria, Perícias, Laudos Técnicos de Acessibilidade e Projetos que envolvem a área da Engenharia Civil.




Engenheiras Lenita e Fabiana: forte representação do Crea-SP no Conselho Deliberativo da ABNT

A diretora de Eventos do Ibape-SP é conselheira do Crea-SP, como membro da Câmara Especializada de Engenharia Civil. É vice-coordenadora da Câmara de Perícias do Ibape-SP e membro da Comissão de Revisão da Norma NBR 13752 – Perícias de Engenharia na Construção Civil. Desde 2002 milita em Perícias Judiciais em vários Foros da Capital, Interior e Litoral, com larga experiência e especialização em trabalhos onde existe a necessidade de provas técnicas da área de Engenharia e Documentoscopia/Grafoscopia, diante da interface técnica/jurídica.



O CONVÊNIO E SEUS BENEFÍCIOS


Este ano os profissionais registrados no Sistema Confea/Crea e em dia com os seus Conselhos têm desconto de 66% na aquisição de normas técnicas da ABNT – maior do que em 2020. Além disso, o convênio entre o Confea, Creas e a ABNT prevê desconto de 50% em cursos e a gratuidade de acesso para as normas citadas em regulamentação federal.


Por meio do convênio, a ABNT disponibilizou pontos de acesso de links ao seu banco de dados digitais. Esses pontos foram distribuídos pelas Unidades de Atendimento do Crea-SP.


Atualmente a ABNT oferece cerca de 9 mil normas técnicas no ABNTCatálogo que podem ser consultadas e visualizadas de acordo com o interesse do usuário. Para acessar a plataforma – www.abntcatalogo.com.br/confea – o profissional precisa do número do CPF e do Registro Nacional do Profissional (RNP), fornecido pelo Confea através do Sistema de Informações Confea (SIC), e em seguida digitar sua senha. Caso seja seu primeiro acesso, é necessário cadastrar uma senha.


Saiba como visualizar uma norma técnica acessando este tutorial. Para outras informações, acesse www.abnt.org.br.



O CONCEITO DE NORMATIZAÇÃO


Seja para uso pessoal, seja para uma troca econômica, não basta que apenas um homem saiba produzir determinados objetos e que ele seja capaz de fazê-lo apenas uma vez. O produto do trabalho humano é o produto da sociedade humana e saber fazer alguma coisa significa que muitos homens, no presente e no futuro, em qualquer lugar, em qualquer tempo, também precisam ser capazes de fazer.


Na realidade, o conhecimento teórico ou prático, desprovido dos meios para sua conservação e transmissão, pouco significa em si mesmo. O trabalho humano se torna material por meio de procedimentos, regras, instruções, modelos, que podem ser repetidos, ensinados e aprendidos. Sem essa condição fundamental – a expressão do conhecimento em regras compreensíveis pelo outro –, a civilização material não tem condições de se reproduzir. Ensinar e aprender a criar são atos que requerem uma linguagem comum. Criar essa linguagem é a principal meta da ABNT, em busca da criação de padrões de qualidade cada vez mais aprimorados e mais seguros para a sociedade.

Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro – Departamento de Comunicação do Crea-SP.

Fotos: Divulgação.


 


Fonte

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *