Portal CREA-SP – Notícias – Crea-SP no 10º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua

Evento em Brasília contou com a presença do embaixador de Cabo Verde


Teve início na manhã de ontem (03/02), em Brasília, o 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, evento realizado simultaneamente nesta semana às primeiras reuniões do Colégio de Presidentes e do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) do ano. Na próxima semana acontecem as reuniões de várias coordenadorias nacionais em cinco diferentes locais do Distrito Federal, a fim de se evitar aglomerações e para cumprimento das devidas adequações às normas sanitárias de combate à Covid-19.


O Encontro de Líderes contou com a presença do embaixador de Cabo Verde, José Pedro M. Chantre D’Oliveira, que, em breve depoimento, enalteceu o potencial das relações bilaterais entre Brasil e Cabo Verde e a expectativa do estreitamento das relações institucionais com o Conselho Federal. Segundo o diplomata, “as relações históricas, culturais e a linguagem em comum contribuem para a relação entre nossos países”. 



Durante a abertura do evento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, também frisou a importância da atuação conjunta entre os países lusófonos, destacando o posicionamento estratégico de Cabo Verde e sua geografia, como porta de entrada do mercado americano. Krüger ainda sinalizou para breve a assinatura de um termo de reciprocidade entre a Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde e o Confea. “Temos um termo de reciprocidade que deve ser pautado até março para análise do Plenário. Em julho será realizada a reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), quando deveremos assinar o termo de cooperação mútua com Cabo Verde e Angola”, anunciou o presidente do Confea.


Antes de encerrar os trabalhos pela manhã, Joel compartilhou com os presidentes as ações do Sistema, como o Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), com o Mercado Livre, o convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a reunião com o Itamaraty sobre a proximidade com os países da CPLP.  O presidente ainda destacou como ações parlamentares a reunião com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia sobre a Resolução nº 64/2020 do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM).



No período da tarde foram eleitos como coordenador e coordenador adjunto do Colégio de Presidentes para o ano de 2021 o eng. civil Afonso Lins (Crea-AM) e o eng. Agrônomo Raimundo Ulisses (Crea-PI). Nesta quinta-feira (04/02) o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade, Geanluca Lorenzon, deverá comparecer ao encontro para debater com as lideranças do Sistema a Resolução nº 64/2020 do CGSIM.



Fonte: Comunicação do Confea.


 


Fonte

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *